Fora da caridade não há salvação

Allan Kardec

Carmicamente, o sofrer nos enriquece, mas a Deus aborrece. Os teólogos têm uma expressão muito comum entre eles: "Isso é perigoso". Mas é apenas pelo medo de eles estarem sendo contrários a um dogma. Não, pois, medo de irem contra a Bíblia, já que as teologias cristãs, principalmente a católica, têm mais cuidado com os dogmas do que com a Bíblia.

E esse medo talvez seja originado do trauma da Inquisição presente no inconsciente coletivo das pessoas. Aqui vou usar essa expressão dos teólogos, porém, não por ter medo de estar sendo contra um dogma, mas porque ela é mesmo apropriada para o que vou dizer. Falar de Deus é perigoso, porque nós só podemos nos referir a Ele dentro de nossos limites humanos, e Ele é infinito. Falando como o povo fala, dizemos que, ao nos referirmos a Deus, estamos correndo o risco de estarmos falando abobrinhas! Daí os erros dos teólogos do passado, querendo definir Deus com detalhes, quando nem em síntese poderiam fazê-lo. E, a partir do título desta coluna, algumas referências a Deus, nesta matéria, são simbólicas.

Feito esse esclarecimento, digo que Deus não quer o sofrimento de ninguém. Deus, Pai e Mãe de todos nós, poderia se deleitar com o nosso sofrimento? Quando Jesus diz, no Sermão da Montanha, "bem-aventurados os que sofrem", isto é, felizes os que sofrem, Ele não quis dizer que Deus gosta do nosso sofrimento, pois Deus não é sádico. O que o excelso Mestre quis dizer foi que aqueles que sofrem estão pagando os seus pecados, purificando-se, pois, e após o que passarão a ser felizes. "Ninguém deixará de pagar tudo até o último centavo" (Mateus 5: 26).

Não é, pois, Deus que sofre com os pecados e, sim, os nossos semelhantes, e, por consequência, nós, os autores dos pecados, já que, como vimos, temos que pagá-los todos. Em outros termos, vamos colher o que semeamos. E se Deus sofresse com os pecados da humanidade, Ele seria o ser mais desgraçado de todos e até seria também suspeito de ser masoquista, pois foi Ele que nos criou com livre-arbítrio, ou seja, com o poder de pecarmos.

O sofrimento nos enriquece, porque ele próprio, como vimos, vai libertando-nos de mais sofrimento, ou seja, do fogo simbólico bíblico. "Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo" (1 Coríntios 3:15).

Aliás, eterno ("aionios" em grego), na verdade, significa indeterminado e não sem fim, como entrou nas traduções da Bíblia para o português e outras línguas. Tempo sem fim é sempiterno.
E o tempo indeterminado da pena é porque depende da quantidade dos pecados cometidos do indivíduo.

E qual pai terreno, apesar de ser imperfeito, se alegraria com a tortura e o sofrimento para sempre de seus filhos, no tal de inferno sempiterno tomado ao pé da letra e em que muitos ainda creem? Se Deus fosse esse ser que se compraz com tal barbarismo contra seus filhos, seria o caso de perguntarmos: será que um pai terreno pode ser melhor e mais perfeito do que o Pai celestial?


Programa. Em breve, apresentarei o programa de TV, "Presença Espírita na Bíblia", na Rede Mundo Maior de TV e TVCEI (Conselho Espírita Internacional), em Guarulhos, na Grande São Paulo, transmitido por antena parabólica e 40 canais a cabo e outros abertos, para todo o Brasil e países da América do Sul, respondendo perguntas dos telespectadores.

http://www.redemundomaior.com.br/sys/Cobertura/Abrangencia_Rede_Mundo_Maior.pdf Relação das cidades em que é sintonizada por TV a cabo, no site: www.redemundomaior.com.br

http://www.tvcei.com/portal/pages/cobertura.html

Os programas serão transmitidos também, ao mesmo tempo, pela internet, inclusive por www.tvfraternidade.com.br

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Seita (do acusativo latino sectionem) significa separação, divisão e partido. A seita congrega grupos que se separam de uma religião, por discordarem de certas ideias ou por criarem outras novas ideias discordantes das do conjunto geral de uma religião. Toda seita fundamentalista ou fanática é um problema sério, pois seus seguidores se isolam e condenam todos os que não seguem seu modo de crer e de ser religioso, excluindo-os da salvação, como se ela fosse só para o seu grupo. Mas Jesus não é Salvador de meia dúzia de pessoas, e sim, do mundo!

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A crença sobre anjos tem duas teorias. A dogmática de que eles são anjos perfeitos e que assim já foram criados. E a crença universal de que eles são espíritos humanos perfeitos, mas que eram imperfeitos, quando foram criados. Nas duas doutrinas são espíritos, geralmente, bons, evoluídos. Mas há também os anjos maus.

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A VERDADE É ALGO MUITO COMPLEXO E PODE SER ATÉ UM PARADOXO

A verdade humana é muito instável, pois é sempre relativa. Quando ela não é subjetiva, mas objetiva, é mais real, porém, é também relativa, pois só a divina é absoluta, entretanto, incompreensível por nós.

A nossa verdade sobre Deus é, pois, relativa. Influenciados pela mitologia, os teólogos antigos acabaram antropomorfizando Deus, e não se contentaram em transformá-Lo em uma pessoa, mas até em Três Pessoas, o que para o mundo de hoje é insustentável diante do próprio monoteísmo cristão.

O apóstolo Paulo disse para os gregos que o Deus dele era desconhecido (ignoto), tal qual o deles. (Atos 17: 23). Paulo se aproxima da ideia dos agnósticos, os quais consideram Deus inacessível ao nosso entendimento. Comparemos essa teologia paulina com a da confusa Santíssima Trindade! Estou mais com Paulo, cujo Deus é indefinido, mas que nos leva a mais amor a Deus, e não à confusão sobre Ele e medo Dele!

Os teólogos adversários da teologia ortodoxa ou oficial foram chamados de hereges. Mas apoiados pelos imperadores, os ortodoxos transformaram suas doutrinas em dogmas. E quem os negasse de público, coitado, era condenado, inclusive com a morte, e mais tarde, era colocado vivo na fogueira! E, assim, os dogmas chegaram até hoje. Respeitemo-los, mas são eles que estão prejudicando seriamente o cristianismo. E este inimigo é terrível, pois o cristianismo sempre teve inimigos externos. Agora, seus inimigos são de dentro do próprio cristianismo, como está acontecendo com a Igreja e com outras igrejas cristãs, o que não aplaudo, mas lamento. E o islamismo cresce, enquanto que o cristianismo decresce. A teologia islâmica de um Deus único, Alá, e a espírita, da Inteligência Suprema e causa primeira de todas as coisas, são mais coerentes com a razão do que o Deus confuso trinitário. Dizem os teólogos que se trata de um mistério, o que pode até se aproximar de algum modo do Deus desconhecido paulino. Mas a coisa se complica, quando dles afirmam que Jesus e o Espírito Santo são também outros Deuses onipotentes iguais Àquele verdadeiro, que Jesus chamou de Pai de nós e Dele. Os teólogos agiram de boa fé, mas acabaram perdidos no labirinto das elucubrações teológico-mitológico-politeístas.

Realmente, a verdade humana é complexa, paradoxal e relativa. E ela depende também do fator tempo. O que é verdade hoje, amanhã poderá não ser e vice-versa. Jesus e Buda não quiseram defini-la. E por que, então, os teólogos de hoje querem sustentar “verdades esquisitas”, e logo sobre Deus, de seus colegas antigos? Estes erraram, mas são justificados por seu atraso evolucional cultural, ou seja, por ignorância. Porém os de hoje erram muito mais, pois não é tanto por atraso cultural o seu erro, mas é por contumaz teimosia em quererem manter as estranhas “verdades” de seus colegas do passado!

A causa de todo esse imbróglio é que, se os teólogos de hoje aceitarem que seus colegas do passado cometeram erros teológicos, eles, os de hoje, têm que admitir que eles também não são infalíveis.

O Nazareno disse que, para sermos seus discípulos, temos que renunciar até a nós mesmos. (São Mateus 16: 24).
E eis uma das grandes verdades: o ego dos teólogos de hoje trava as verdades, emperrando o cristianismo!

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KARDEC DE POSSÍVEL ERRO FOI CONSCIENTE, E NEM JESUS É ONISCIENTE

Nos processos de canonização de um santo, a Igreja tem o conhecido advogado do diabo, que esmiúça a vida do santo, para encontrar nele algum erro grave que impeça a sua canonização. Mas defeito simples é tolerável.

De fato, quem vem a esse vale de lágrimas, como diz a Salve Rainha, ou mundo de provas e expiações para o espiritismo, é quem ainda é imperfeito. A exceção é Jesus. É que ainda não somos purificados e, pois, vitoriosos: “Aquele que se tornar vitorioso, eu o transformarei em coluna no Reino dos Céus, e dali ele não sairá mais” (Apocalipse 3: 12). Mas o espírito já purificado, livre do Purgatório ou da lei de causa e efeito, não precisa mais de reencarnar. Diz o apóstolo Paulo que combateu o bom combate. (2 Timóteo 4: 7). Mas só Jesus pode dizer: Eu venci o mundo. (João 16: 33).

Na época de Kardec, a ciência antropológica, ainda muito atrasada, era racista. Para ela, a raça branca era a mais inteligente. E o cientista Kardec recebeu um pouco da influência dessa ciência. Eu disse um pouco, pois tal influência não foi suficiente para torna-lo um racista. Já a Igreja e as outras igrejas cristãs eram racistas, haja vista que elas toleravam a escravidão negra.

E Kardec não se sentia bem diante daquela situação. De certa feita, ele disse meio desconsertado esta frase, que não era dele, mas dos cientistas seus contemporâneos: “Diz-se que o negro é um ser humano grosseiro, pouco inteligente etc.” Até acreditamos que Kardec, por causa da ciência e das religiões ocidentais a favor desse preconceito, tenha ficado um pouco tímido em sua posição contra o racismo. É que ele estava, como se diz, de mãos e pés amarrados diante daquela situação.

É que como cientista e respeitador, pois, da ciência e também das religiões, ele era prudente em combater as ideias delas. Mas seria um grande equívoco concluir disso que ele era racista, como alguns fanáticos antikardecistas, dando uma de advogados do diabo, em vão, tentam passar essa imagem dele. Ademais, a doutrina espírita, através das entidades manifestantes da Codificação Espírita, já se mostrava, naquela época, radicalmente contrária à escravidão negra. (“O Livro dos Espíritos”, questões 54, 831 e 918; e “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, capítulo 17, item3). E Kardec a condenou também. (“Revista Espírita” de abril de l862).

Entretanto, Kardec muito sensato e muito apegado à evolução, era consciente de que poderia ter cometido algum erro nas questões doutrinárias espíritas. Não tão grave para ser derrotado por “um advogado do diabo” e não “poder ser canonizado”! Era também de opinião que um espírito da Codificação, apesar de iluminado, poderia ter cometido, igualmente, algum equívoco. Por isso disse que, se futuramente, com a evolução, houvesse alguma discordância entre um ensino doutrinário e a ciência, que os espíritas seguissem a ciência. Ele era, pois consciente de que tanto ele, como os espíritos, mesmo iluminados, estava sujeito a erros.

Aliás, nem Jesus era onisciente. Perguntaram-Lhe quando seria o final dos tempos (São Mateus 24: 36), Ele respondeu que nem os anjos nem Ele sabiam, e que somente Deus, o Pai, o sabia!
O autor, professor José Reis Chaves, é teósofo e espírita. Estudou para padre Redentorista, é formado em Comunicação e Expressão na PUC-MG, e é um estudioso de religiões. Tornou-se reencarnacionista ainda católico. Em sua área de atuação, desenvolve hoje um trabalho intenso pelo rádio, TV, e com palestras espiritualistas, espíritas e de autoajuda, por todo o Brasil.

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A Reencarnação está na Bíblia. Só não vê quem não quer.

Como se sabe, o cristianismo aceitava a reencarnação, somente abolida no Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), o que resultou na morte de um milhão de cristãos em lutas com a polícia de Justiniano (meu livro "A reencarnação na Bíblia e na Ciência", Ed. EBM, SP).

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