FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Deus criador incriado e superior, e deus criador criado e inferior


Li o livro do Jesuíta espanhol José Antônio Laburu: “Jesus Cristo é Deus?”, Edições Loyola e Ed. Cléofas. Laburu considera que a grande importância e o grande triunfo do cristianismo se devem ao fato de Jesus ser outro Deus, quando o certo seria atribuí-los ao Deus único e verdadeiro, o Pai.

O autor baseou sua tese no dogma do Concílio Ecumênico de Niceia (325). O líder contra a divinização de Jesus foi Ário, daí o arianismo. Para se ter uma ideia de quanto foi polêmico esse concílio, basta dizer que santo Atanásio, o chefe dos divinizadores, foi exilado cinco vezes, havendo suspeita de que ele tenha morrido envenenado, ao retornar de seu último exílio. E o imperador Constantino, defensor da divinização, depois ficou vacilando, ora a favor, ora contra. E ele dominou mais esse concílio do que o próprio bispo romano da época, Silvestre.

Deixemos a Bíblia falar. “Filho Unigênito do Pai”. (São João 3:16). Essa frase é uma das mais usadas pelos divinizadores de Jesus. Seria ela uma interpolação? Para o teólogo e filólogo francês Etiènne, queimado em 1546, a tradução certa seria “Filho de Deus único.” E diz são Paulo: “O próprio espírito nos testifica que somos filhos de Deus” (Romanos 8, 16). E vejamos esta outra: “Eu e o Pai somos um”. (São João 10: 30). Eles são um na sintonia, e não nas identidades. E nós podemos ser também um com Deus e Jesus. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós.” (São João 17: 21). “Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós.” (São João 14: 20). Jesus e todos nós somos deuses, sim, mas relativos (São João 10,34-35; 1 Samuel 28,13; e Salmo 82,6). E Deus mesmo, absoluto e único, é só o Pai nosso e de Jesus. E é também o único ser incontingente de são Tomás de Aquino.

Outros textos bíblicos que dispensam comentários. “O Pai é maior do que eu” (São João 14: 28). “Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (São João 20: 17). “Deus é um só.” (Romanos 3: 30). “Há um só Deus verdadeiro, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (1 Timóteo 2: 5). “Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um só, que é Deus.” (São Lucas 18: 19).

E Jesus não ressuscitou, foi ressuscitado por Deus, que nos ressuscitará também. (Romanos 8: 11).
A importância de Jesus é realmente o fato de Ele ser o enviado de Deus como portador do evangelho para nós. E, pois, essa importância para nós do homem Messias se torna tanto maior quanto maior é Deus Pai, o Criador incriado, o enviador do enviado Jesus, Filho de Deus, Criador também, mas criado, apesar de Primogênito das criaturas. (Colossenses 1:15).

Atentemos para o fato de que o enviador é sempre mais importante do que o enviado, que é, portanto, inferior.
Como se vê, os teólogos fugiram muito da Bíblia, ao criarem a teologia cristã. Acredite neles quem quiser!

Na TV Mundo Maior, por parabólica, a cabo e pelo www.tvmundomaior.com.br , o “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina e este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e nos domingos, às 23h. Para suas perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br
Na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15.
Seminário: “Presença Espírita na Bíblia” por este colunista, em Leopoldina, MG, em 18-5-2013, de 14 às 17h, Centro Espírita Tintino Píres (CETP), apoio: AME. De manhã, estarei no “Luz do Amanhã”, na Rádio Jornal AM.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Robson Damasceno Reis, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Ministro Fernando Pimentel, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.
Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Outrora, ser Papa era uma satisfação, hoje, pode ser uma aflição!

No passado, ser papa era bem mais fácil do que hoje. Isso porque as pessoas...
Leia Mais

Massa de manobra - 04/06/18

Nesta manhã de segunda-feira (4), lendo aqui no BNews a manifestação de Líd...
Leia Mais