FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

O futuro todos serão bem-aventurados ou bem felizes


Numa coluna anterior, abordei Deus. E disse que os teólogos usam muito a frase: Isso é perigoso", quando falam de dogmas, pois eles os respeitam mais do que respeitam a Bíblia, mas que eu usava essa frase com a intenção de demonstrar que as referências sobre Deus, inclusive as bíblicas, frequentemente, são alegóricas e mal-interpretadas.

Mas, por eu não ter sido mais claro, houve leitores que não me entenderam. Deus é um Ser infinito, que a nossa inteligência finita não é capaz de compreender. Deus é imutável, não ficando nem mais alegre nem mais triste com nada. A frase "Deus aborrece" não pode, pois, ser interpretada literalmente. É um modo de falar.

Diz-se muito, também, que Deus perdoa, que Ele quis tal coisa, inclusive na Bíblia. Mas, na verdade, é a lei de causa e efeito ou cármica que funciona. "A cada um será dado segundo suas obras". Deus não quer nada, é neutro, pois Ele respeita o nosso livre-arbítrio. Afirmar, pois, ou entender literalmente algumas coisas sobre Deus é, de fato, eu disse, falar ou colher abobrinhas!

E, nesse ensejo, lembro que aventurados, no original grego do Novo Testamento, é "makárioi" (felizes) e, no latim, "adventura" compõe-se de "ad" (junto de) e "ventura" (felicidade), ou seja, junto da felicidade. Portanto, é aquele que já é feliz. E a Igreja, inclusive, antes de canonizar um santo, faz a sua beatificação, que é a colocação dele já entre os bem-aventurados, bem felizes, porque foram na Terra verdadeiros devotos ou beatos católicos.

Se bem que há também beatos hipócritas ou só na aparência.

E aos bem-aventurados ou bem felizes que sofrem ou que estão na fase passiva da sua purificação, e também aos bem-aventurados ou bem felizes já puros de coração e pacificadores, e que já estão na fase ativa da vivência do Evangelho, incentivando-os a irem em frente, nós dizemos: Avante, oh bem-aventurados! Oh bem felizes! E eis a famosa frase espírita: "Quem não for pelo amor, vai pela dor!". Sim, todos, no futuro, serão bem-aventurados ou bem felizes, pois é infinita a misericórdia de Deus. E Ele nos ama mais do que nós mesmos nos amamos.

Reitero, pois, que nós, religiosos, que tanto gostamos de falar sobre Deus, tenhamos cuidado com isso. E o sofrimento nos enriquece, sim, pois, com ele, estamos pagando os nossos pecados. Pagaremos tudo até o último centavo (São Mateus 5: 26), quando quites, não vamos pagar mais nada. Aqueles que estão resgatando seus pecados, e os puros que já os pagaram, são todos bem-aventurados ou bem felizes, pois já estão caminhando para passarem pela porta estreita, a porta da libertação!



PS:

1) Seminário da Luz da Seicho-No-Ie, orientador: Ênio Maçaki Hara. Em 22-9-2012, Três Corações (MG), e 23-9-2012, BH. Informações: (31) 3411-7411.

2) Aos leitores portugueses de O TEMPO, informo que farei palestras no XIX Fórum Espírita Nacional, de 14 a 17-9-2012, em Leiria (Portugal).

3) Estreia, em 30-8-2012, às 20h00, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, às quintas, às 20h00, com reprise aos domingos, às 23h00, e às segundas, às 04h30, na Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, na Grande SP, por parabólica (no interior todos têm parabólica), para toda a América Latina, a cabo, por alguns canais abertos, e pela internet, com apresentação deste colunista de O TEMPO, respondendo perguntas. Para saber mais:

http://www.redemundomaior.com.br/sys/Cobertura/Abrangencia_Rede_Mundo_Maior.pdf www.redemundomaior.com.br

http://www.tvcei.com/portal/pages/cobertura.html e com transmissão simultânea de www.tvfraternidade.com.br do “Presença Espírita na Bíblia”

E-mail para perguntas e sugestões:

Este com a sigla do programa:

penb@redemundomaior.com.br

e mais este: presenca@redemundomaior.com.br

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”.

Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM (SP), “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com

Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Os caminhoneiros e nós - 28/05/18

Estamos vendo, ainda que como menos força, a paralização dos caminhoneiros ...
Leia Mais

A ressurreição bíblica em outro corpo é a prova da reencarnação - 08/05/17

Quem lê essa coluna e meus livros sabe que eu procuro conciliar o espiritis...
Leia Mais