FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Para os cristãos, ele é um encanto, mas o que é mesmo o espírito santo?


O Espírito Santo tem várias interpretações. Para uns, ele é também o Espírito de Verdade, o Consolador, o Paracleto, a Terceira Pessoa trinitária e Deus. Essa visão é de acordo com o dogma trinitário, e é também parcialmente bíblica.

Pode-se tomá-lo também como o próprio Espírito de Deus, o que é igualmente bíblico. “Deus é o Pai dos Espíritos”, ou o Espírito chefe. (Hebreus 12: 9). Mas para teólogos, ele é o amor entre o Pai e o Filho. Então, ele seria apenas uma metáfora para eles? E por que eles não ensinam assim para os seus fiéis?

E, ainda, outros o veem como uma espécie de coletivo dos espíritos, significando, pois, o conjunto de todos eles. Essa visão é geralmente aceita pelos espíritas, e tem forte fundamento bíblico. “Eu farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica, pois a Protestante só tem 12 capítulos). “Nosso corpo é santuário de um Espírito Santo” (1 Coríntios 6: 19). E, quando na Bíblia se diz que o espírito de Deus se manifestou a alguém, não é o próprio Espírito de Deus, mas um espírito humano de Deus, do bem. “Para que Deus vos conceda espírito de sabedoria” (Efésios 1: 17).

No início do cristianismo, falava-se em “um” espírito e em espíritos, e não em “o Espírito Santo”, desconhecido de são Paulo. E, depois que os teólogos criaram o dogma da Santíssima Trindade, eles substituíram a expressão bíblica “um espírito” pela de “o Espírito Santo”, com as iniciais maiúsculas, dando a entender que se tratava apenas do Deus da Terceira Pessoa trinitária. E, para eles, todos os demais espíritos manifestantes na Bíblia e fora dela seriam maus ou deuses pagãos, e jamais espíritos humanos.

Erraram grandemente os teólogos, pois todos os espíritos manifestantes são humanos: os bons (anjos, santos), os mais ou menos (a maioria) e os maus ou ainda impuros. (1 João 4:1). Realmente, são todos eles, nos originais gregos, “daimones”, cujo significado verdadeiro é de almas ou espíritos humanos.

A expressão: “O pecado contra o Espírito Santo (contra a voz da consciência) não tem perdão nesta vida nem em outra”, quer dizer, a falta tem mesmo que ser paga. Para alguns autores, trata-se de mais uma interpolação (acréscimo) feita na Bíblia, para dar mais crédito à criação do dogma do Espírito Santo trinitário. Mas para os próprios teólogos, ele é o amor entre o Pai e o Filho. Então, ele, seria apenas uma metáfora? E por que, então, eles não ensinam isso para os fiéis? (Mais detalhes em meu livro: “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP).

Deus nunca se manifestou diretamente na Bíblia. “Quem vir Deus, não continua vivo” (Êxodo 33: 20). “Ninguém jamais viu a Deus, a não ser aquele que lá de cima desceu.” (João 1: 18).
Como vimos, biblicamente, podemos dizer – sem querer fazer ironia, e com o devido respeito –, que o Espírito Santo é o conjunto dos demônios!


Na Rede Mundo Maior, por parabólica e www.tvmundomaior.com.br, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina e este colunista, nas quintas-feiras, às 20h, e reprise aos domingos, às 23h. Para suas perguntas e sugestões: presenca@tvmundomaior.com.br E, na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15, com reprise à 1h45 das quintas-feiras.

4º Congresso Espírita Brasileiro, em 11 a 13 de abril de 2014, simultaneamente, em Campo Grande (MS), Manaus (AM), João Pessoa (PB) e Vitória (ES): www.febnet.org.br
Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Robson Damasceno Reis, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão, Ministro Fernando Pimentel, Paul Krugman (Colunista do “The New York Times” e Prêmio Nobel de Economia em 2008) e outros.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Ode ao Amor - Psicografada em 22/11/18

Que os corações de boa vontade ajudem a florir o mundo com o perfume do amo...
Leia Mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Massa de manobra - 04/06/18

Nesta manhã de segunda-feira (4), lendo aqui no BNews a manifestação de Líd...
Leia Mais