Não deves se abater quando uma porta se fecha, ainda que seja a entrada principal da tua casa. Esteja atento para perceber que muitas outras se abrirão. E que as janelas poderão estar escancaradas, permitindo que o ar circule livremente , renovando as energias e trazendo frescor aos que habitam o local.
Estar atento é permitir que a vida se renove. É acreditar na luz que guia a todos ainda que as águas do mar estejam revoltas. Em meio à tempestade, faça como Jesus em alto mar, que adormeceu confiante de que tudo passaria, deixando perplexos seus Apóstolos que ainda vacilavam na fé.
Procura relembrar outros momentos difíceis que atravessaste e como foi possível superá-los. Apesar das perdas, estás aqui recuperado, depois de ter reconquistado o que lhe é caro. Se nem tudo pôde ser resgatado, fica na conta do aprendizado do desapego. E quando se aprende esta lição, nada se perde.
Coragem, portanto, para prosseguir, aceitando o momento presente e entregando o coração à paciência e à tolerância para que os melhores sentimentos aflorem, para que a tua força interior reabra portas e janelas como os vendavais, que apesar de assolarem as paisagens, tudo reciclam.
Que o teu caminho seja pontuado pelo amor, pela força e pela coragem quaisquer que sejam os desafios que se apresentem. Mantenha a calma e a certeza de que tudo se resolve e que os obstáculos nos apontam em que precisamos melhorar.
Seja humilde para perceber e avança que tudo dará certo!