Abençoado é aquele que consegue enxergar suas falhas, vacilos, seu lado sombra. Só quem é capaz de se olhar no espelho corajosamente e perceber o que precisa aperfeiçoar pode evoluir de fato.
Os que se encontram na ilusão de que tudo sabem e de que estão num patamar elevado da caminhada espiritual se distanciam cada vez mais do ponto de chegada e nem se dão conta.
Sim, irmão, é difícil olhar para os próprios defeitos e limitações, mas sem esta consciência não é possível dar um passo sequer na realização do sonho de alcançar a felicidade.
Ser feliz passa por este estágio, por estes momentos de confronto consigo mesmo que só os honestos conseguem atingir. Portanto, quando te deres conta dos teus arroubos de orgulho, egoísmo e vaidade, ao invés de apenas sentir tristeza e desânimo, alegra-te por estares de olhos abertos, pronto para o mergulho interno e para depois voltar à tona revigorado, cheio de luz e força para reformular atitudes, pensamentos e sentimentos. Mais que isso: pronto para dar uma virada radical em tua vida, levando-te a confiar mais em ti, nos que te cercam e na mão generosa do Criador que te ampara dia a dia.
Seja também generoso contigo mesmo, respeitando teus tropeços e momentos de escuridão, sem julgamentos. Lembra-te: não és apenas sombra. Na verdade o que impera em ti é a luz!