Todos os dias à mesma hora, uma revoada de pássaros rasga o céu em frente à minha morada. Pela janela, enquanto oro, posso observar este belo espetáculo: a coreografia perfeita, a melodia integrada, os movimentos sincronizados e definidos pelo maestro, o líder do grupo, que segue, ora à frente, ora ao lado, ora atrás. Alternando a sua posição durante o voo, o líder pode visualizar o que acontece com cada membro e corrigir a rota quando necessário.
Assim deve ser a liderança entre os homens: avançar, recuar, observar, dialogar, conduzir, deixando que a beleza e a criatividade de cada integrante se manifeste. Firmeza, coragem, humildade, assertividade devem estar presentes naquele que conduz para que o barco navegue em águas tranquilas e agitadas, pois nunca se sabe como o mar estará. O grande desafio do timoneiro é manter o equilíbrio em qualquer circunstância.
Observa a beleza da revoada dos passarinhos, a perfeição do voo quando estão agrupados. O espírito de equipe que os une é o segredo para o sucesso do propósito de rasgar o céu com velocidade, graça e beleza e viajar pelos confins do mundo, apoderando-se do espaço com liberdade e confiança.
Deixa que a beleza dos pássaros inspire a tua vida, as tuas ações nos grupos em que fazes parte. Saiba respeitar o líder e os demais integrantes da equipe, na certeza de que todos são importantes e de que uma andorinha só não faz verão.
Prefira a união, opte pela compreensão, pela tolerância, pelo perdão e estenda as mãos a quem caminha ao teu lado, apoiando nos momentos de tropeço e dançando a linda valsa do amor quando a vitória é certa!