Compreender, compreender, compreender. Pratica a compreensão e a tua vida será mais leve. Não te assustarás com as atitudes alheias. Estarás de bem contigo mesmo e com os demais, porque a compreensão coloca uma proteção de paz sobre os relacionamentos.
Quando se compreende, não se exige aquilo que o outro não é capaz de fazer, não se cobra amor, nem atenção, nem dedicação. Simplesmente se compreende. Claro que podemos pedir aquilo que necessitamos, é lícito e saudável expressar o que sentimos, sempre compreendendo e perdoando as reações dos companheiros de estrada quando nos sentimos feridos ou ameaçados por eles.
Quando alguém te agredir, pacifica o teu coração antes de reagir. Às vezes o silêncio é a melhor resposta. Mergulha no silêncio do teu coração e ouça o que a tua essência tem a dizer sobre os acontecimentos da tua vida.
Sempre haverá uma voz de sabedoria dentro de ti, fornecendo as respostas que necessitas. E lembra-te sempre que a sabedoria está em ti. Deixa que ela emirja com força e clareza, iluminando o teu caminho, perfumando a estrada, atraindo paz e serenidade, que só o conhecimento em ação pode proporcionar.
Saiba observar em silêncio quando gritam contigo. Aprenda a calar a palavra áspera, as afirmações agressivas. Treina dominar o destempero, dando lugar ao bom senso, à quietude interna e à postura sábia de quem nada tem a provar a ninguém.
Quem sabe o que é e aonde quer chegar não precisa comprovar se tem razão. Basta ser o que é e viver, que seus poros irão transpirar a sua verdade e ela prevalecerá pelas atitudes e não pela palavra.