Ao te deparares com a dificuldade, um problema, um desafio, ao invés de te entregares ao desespero, olha para dentro de ti. Busca em ti a solução e a resposta. Examina em tua alma, no mais profundo do teu ser, os instrumentos para dominares o medo, a ansiedade, a tristeza e o desânimo. E junto com este poder de dominar estes sentimentos, virá a solução tão desejada.
O primeiro sintoma de estar desligado do poder interior é o medo. Ciente disso, podes caminhar com segurança, que todos os nós serão desatados e estarás em contato com um profundo sentimento de paz e serenidade, tão necessário para transitar por este mundo que a cada minuto te convida a desistir dos teus ideais.
Persista, respira fundo, acalma teu coração, esvazia a mente e segue, lembrando sempre que a felicidade está dentro de ti, no poder incomensurável de conduzir os passos na direção que desejas. Nada ou ninguém pode te agrilhoar. Até mesmo na prisão, o homem tem o poder de utilizar a sua mente como bem quiser, para o ódio e a vingança, para a destruição ou para o perdão, a renúncia, a aceitação, a construção de um mundo interior de paz.
Ao acalmar teu ser por inteiro, sentirás a força reassumindo o comando das decisões e chegarás aonde queres sem tropeços, sem vacilos. E, se eles surgirem, saberás humildemente se levantar e retomar a caminhada sem vergonha da queda, entendendo-se humano e falível, mas divino enquanto extensão do Criador.
Tudo podes na paz e na aceitação do que não podes mudar. Entretanto, jamais te acomodes. Mesmo diante das incertezas, da dúvida, prossiga, confiante, permitindo que o otimismo domine os pensamentos e os sentimentos, na certeza de que tudo dará certo!