FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Ainda sobre o casamento gay - 13/05/19

Há quase uma semana aqui, o BNew divulgou uma notícia: Pastor evangélico celebra casamento gay em Salvador, mas encontra resistência(...). Foi o casamento entre dois homens.


Naturalmente, o pastor, sem se identificar, aludiu que a sua atitude é “passo importante de resistência...” até aí tudo esperado. Resolvi checar alguns comentários, aí veio a minha surpresa, não que esperasse que algum leitor da Bíblia fosse ter alguma posição em concordância com o religioso, de forma alguma. A minha perplexidade nasceu, no entanto, dos que escreveram, sem qualquer vacilo, que “Jesus não aprova esse tipo de união”. Tornam-se procuradores pessoais de Jesus, com contato direto com Ele, pois a segurança da desaprovação é absoluta, como se tivesse ouvido do próprio a “condenação”. 


Ora, ora, pessoalmente, considero que a Bíblia, por questões lógicas e racionais, certamente, ao ser passada da tradução oral, para a escrita, de uma língua para outra foi, digamos, arrumada aos interesses dos seus tradutores, inclusive porque o primeiro dos evangelhos só veio à lume mais de quarenta anos após a morte de Jesus. Vejamos: os que ouviram ou estavam velhos demais e com as naturais consequências da idade, ou ainda pior já foi o ouvir de quem disse que ouviu. Nos dias atuais onde tudo é fácil de checar acontecem as fakes news, imagine…


Por outro lado, é de se esperar o que a quem andava comendo com prostitutas, pescadores e publicanos? Condenações? Em João, 20,30s: "Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro.” Usando dos próprios textos, quem sabe o que foi feito e dito de fato?


O comentarista Genilson Coutinho é que está certo, no lugar de condenar, porque esse povo não vai fazer algo de importante para os necessitados da nossa Cidade, só para lembra: “O que fizestes a um dos menores destes meus irmãos a mim o fizestes” (Mt 25: 40), ou mesmo tirar Jesus dos lábios e levá-Lo para morada no coração, em atitudes reveladoras de seu real seguir?



*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.


José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Ainda no espiritismo os agêneres com as suas variantes congêneres

Leave review
Por causa de dúvidas sobre os agêneres entre leitores desta coluna de O TEM...
Leia mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

Leave review
O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia mais

Cultivo do Ódio - 10/09/2018

Leave review
A psicologia social afirma que o ódio está para os seres humanos, da mesma ...
Leia mais

A ressurreição bíblica em outro corpo é a prova da reencarnação - 08/05/17

Leave review
Quem lê essa coluna e meus livros sabe que eu procuro conciliar o espiritis...
Leia mais