FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Arrogância Religiosa - 29/10/19

Foi com indignação que vimos a organização internacional cristã fazer circular em redes sociais pedidos de orações aos seus adeptos, pois estariam atracando em Salvador, posto que a "cidade é conhecida pela crença das pessoas em espíritos e demônios". O Ministério Público do Estado da Bahia  instaurou procedimento para investigar mensagens, dando o prazo de três dias para explicações do que se entendeu como discriminação religiosa cometida  pela Logos Hope - Livraria Flutuante.


A arrogância de quem se arvora a achar a sua religião melhor que a do outro é de tal monta, que vaza a raia do ridículo, em uma compreensão medíocre, visto que, entendo, evidencia uma espécie de insegurança na sua própria crença, fator que faz gerar tentativas de desqualificar, de desconstruir o que teme em outras formas de crença.  É preciso que estejamos sempre atentos à reflexão  do porquê aquela pessoa, a sua crença, a sua forma de ser nos incomoda, em que ela nos atrai ou repele, o que admiramos nela ou invejamos, ainda que tentemos mascarar com diversos comportamentos?


Existe uma frase atribuída a Sigmund Freud, duvido que seja, mas diz: "Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo”. Dá-nos uma visão, no campo religioso,  de que quando eu agrido alguma outra religião estou, em verdade, evidenciando que a minha religião não é geradora de paz, de amor, mas sim um veículo para eu destilar os meus desencontros e recalques, pois como imaginar uma vivência religiosa calçada em ira, cólera, ódio?


Honestamente, este navio ainda imagina que somos um mundo primitivo, que precisa ser colonizado, catequizado por colonizadores. As autoridades brasileiras, mesmo tendo exemplo de cima de intolerância, precisam sim agir com pulso e rigidez, a fim de que o país que é laico seja respeitado como tal, pelos seus viventes aqui e por quem vem de fora cheio de arrogância e sem sentimento fraternal que pressupõe nas religiões.


José Medrado é Líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Também é apresentador de rádio.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Ainda no espiritismo os agêneres com as suas variantes congêneres

Leave review
Por causa de dúvidas sobre os agêneres entre leitores desta coluna de O TEM...
Leia mais

Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós - 23/07/18

Leave review
Entendo que arte é tudo aquilo que nasce da livre manifestação da criação h...
Leia mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

Leave review
O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia mais

Cultivo do Ódio - 10/09/2018

Leave review
A psicologia social afirma que o ódio está para os seres humanos, da mesma ...
Leia mais