Na abertura do Discurso do Método, Descartes usa a expressão bom-senso como sinônimo de razão, afirmando: “A faculdade de bem julgar e de distinguir o verdadeiro do falso (...)”. É assim que devemos perseguir sempre o entendimento do que tentam nos impor goela abaixo, como no caso dos esclarecimentos à população acerca da alteração da praça de pedágio do Concessionário Litoral Norte e a tal Via Expressa. Foi isso que me fez receber vários e-mails depois que abordei o problema aqui neste espaço.
Torna-se fácil encarar, discutir um problema quando ele é posto de forma transparente e preciso, sem os subterfúgios das costumeiras falácias de muitos agentes públicos que, especialistas em “embromations”, falam, falam e não dizem nada.
Todo problema se torna discutível no momento em que são postos na mesa os interesses envolvidos. Ora, ora, a mim me parecem claros os entraves envolvendo a tal relocação da praça do pedágio: em mesmo patamar, vemos as questões ambientais totalmente descompensadas, pois implicará em mais um monumental desmatamento na região, e a outra é a cobrança do pedágio para a área onde se encontram os vendedores de artesanato, tendo como o último retorno antes da coletora de dinheiro a região do terminal turístico de Portão, ou seja, os moradores (muitas centenas que fugiram do caos de Salvador) teriam que pagar dois pedágios para sair de suas casas em direção aos seus trabalhos em Salvador. Não se trata de veranistas, mas moradores permanentes que se veem, mais uma vez, assaltados em seus direitos e seus impostos pagos totalmente desconsiderados.
O povo da região se articula e já se movimenta, pois cidadania é a participação plena nos desígnios da sociedade, pois somos nós que devemos ocupar da administração dos nossos interesses, pois quando isto não acontece, caem por terra os ideais democráticos, pelos quais elegemos os nossos governantes. Nada é mais fácil de perder de foco o sentido de democracia, quando ela se torna apenas uma palavra de efeito para ser manejada pelos interesses de alguns.
José Medrado
Mestre em Família pela UCSAL
Fundador da Cidade da Luz