Neste final de semana recebi dezenas de mensagens em direct de redes sociais e pelo whatsapp acerca das declarações do médium Divaldo Franco, na Veja São Paulo, dadas por Ana Carolina Soares, quando ele afirmou que “Bolsonaro representa uma esperança” e Moro “ ao prender Lula deve ter cumprindo a lei” . De logo, torno claro, como sempre fiz, que não guardo posições, nem colorações políticas, mas avalio compromisso de pessoas com ideais ao próximo, em busca de mitigar, aliviar dores de toda natureza e vertentes, independentemente de posições na régua da política partidária. Compreendendo, doutra parte, que o ideal cristão deve nos nortear, no apreço deste ou daquele indivíduo que tenha compromisso com estes fazeres, inclusive religiosos de todas as denominações e até mesmo políticos, sabendo, não generalizando, que há questões que são puramente de interesse eleitoreiro.
Disto isso, replico de forma geral aos que me perguntaram sobre o que disse Divaldo Franco, de logo, que a opinião de Divaldo Franco é a opinião de Divaldo Franco, não correspondendo, de forma alguma, a compreensão ou entendimento de todos aqueles que sejam espíritas. Ele é um líder, claro, que interfere na opinião de milhares, mas não uma síntese.
O Espiritismo não tem hierarquização sacerdotal, tampouco guarda porta-voz de princípios ou colegiado que direciona comportamentos. A doutrina espírita é libertadora, coloca-nos diante de nós mesmos, do nosso mundo mental, de nossas verdades, das nossas ilusões calçadas em instrumentos de autoengano ou mesmo de conveniências e interesses. É a natureza humana que se faz sempre buscadora da concretização de seus sonhos e ou pesadelos. Dessa forma, cada um carrega em si, independente de sua religião, as suas verdades, os seus interesses, as suas posições, os seus conceitos... Falo de forma geral, naturalmente, no complexo mundo da compreensão das ações humanas, inclusive, logicamente, das minhas.
Divaldo Franco como cidadão tem o seu direito com total e ampla liberdade de se expressar sobre qualquer questão, recebendo aplausos pelos que comungam dos mesmos pensamentos, silêncio dos que não querem se manifestar e também, claro, desconsideração dos que não aceitam. Assim é o universo dos espíritas, como no demais de todos nós, inclusive no nosso núcleo familiar.
José Medrado - Líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Também é apresentador de rádio.