FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Lavagem do Bonfim e intolerância - 21/01/19

Hoje, dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, que, em verdade, é um grito, um brado de conscientização, de tomada de decisão da sociedade para o indispensável respeito a todos que buscam nas suas religiões, sejam quais forem, um sentido de existir, de consolo, de amparo, uma vez que o encontro do sagrado não tem um único caminho, em face da afinidade de conteúdo, de prática, de conceitos e princípio que as religiões oferecem. Respeito é a senha, simples assim. Respeito não significa abraçar o que as religiões, diferentemente da minha, pregam, mas em aceitar o que elas preguem e os seus seguidores aceitam. 


Sem sombra de dúvidas as religiões de matrizes africanas são as que mais sofrem perseguição e os seus sacerdotes e adeptos são mais hostilizados. Pude, no entanto, vendo imagens da beleza da festa que é a Lavagem do Bonfim, onde milhares de pessoas fizeram o seu cortejo e no alto da colina buscavam um pouco da água de cheiro das baianas, adeptas do candomblé, a me perguntar: onde estão estas milhares de pessoas, quando o Candomblé é atacado? Ali estão querendo a bênção dos seus adeptos, mas depois esquecem? Fingem que não são com eles? E por que vão em busca da água de cheiro? 


A Lavagem do Bonfim é festa nascida no Candomblé, e até muito tempo era rejeitada pela própria Igreja Católica, que hoje, ainda bem, faz parte da efeméride.

Que neste 21 de janeiro sejamos mais cidadãos, respeitando e fazendo respeitar, pela democracia que vivemos, as escolhas lícitas e verdadeiras de todos que busquem a religião que não necessariamente seja a minha.


*José Medrado é líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal. Escreve para o BNews às segundas-feiras.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Gentileza sem cor - 26/11/18

Marisa Montes em sua música, Gentileza, inicia dizendo que “Apagaram tudo//...
Leia Mais

Mente serena e confiança! - Psicografada em 09/08/18

As campinas verdes do jardim do teu coração prenunciam os ventos da esperan...
Leia Mais

A ressurreição bíblica em outro corpo é a prova da reencarnação - 08/05/17

Quem lê essa coluna e meus livros sabe que eu procuro conciliar o espiritis...
Leia Mais