FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Papa sob ataque - 17/09/2018


O Papa Francisco é, efetivamente, quase uma unanimidade, pois as suas posições vanguardistas, progressistas têm gerado uma espécie de alento às minorias de toda natureza. Infelizmente, digo quase porque tem recebido ataques direto de um grupo ultraconservador da igreja católica – é uma onda mundial, e por todos segmentos.


Isso porque o prelado conservador italiano Carlo Maria Vigano acusa o sumo pontífice de proteger o cardeal americano Theodore McCarrick, apontado de praticar abusos sexuais a seminaristas e sacerdotes. O monsenhor Vigano, embaixador do Vaticano em Washington no período de 2011 e 2016, acusa o papa de ter ignorado completamente todos os relatórios a ele encaminhados, apontando o arcebispo americano McCarrick de ser um criminoso predador sexual. Até agora o papa nada comentou sobre o texto.


É fato que em todas as religiões há sim brigas intestinas por poder, ou pelo menos motivadas por sentimentos inconfessáveis como a inveja, porém o papa Francisco não pode se furtar, entendo, mesmo eu não sendo católico, de vir a público explicar tão graves denúncias, isto porque está em curso toda uma proposta de modernização da igreja como instituição, tendo ele a frente como um bendito reformista. Desde o início do seu pontificado ele gerou uma egrégora de homem comprometido com as minorias, os perseguidos, os excluídos. Gerou, no entanto, com este escândalo uma grande interrogação: Por que o papa nada disse? São apenas calúnias? Mas os abusados estão testemunhando, denunciando.


Certamente o Vaticano, não o Papa Francisco, virá a público para dar satisfação aos bilhões de católicos porque um predador sexual, um molestador, que a priori por ser cardeal, pode até vir a ser papa, nada a ele aconteceu, nesses anos de denúncias encaminhadas.


Compreendo que uma questão, por mais grave que seja, não empana o brilho de um homem que se evidencia especial, como é o Papa Francisco, mas o fato é grave e não pode ficar sob o manto do silêncio, sem atitude, até para dar exemplo e tais coisas não continuarem soltamente acontecendo.


José Medrado

Líder espírita, fundador da Cidade da Luz, palestrante espírita e mestre em Família pela UCSal.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita