FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Honremos a bíblia mosaica, mas sigamos a cristã em nada judaica


Criou-se uma mentalidade errada de que até uma vírgula na Bíblia é de autoria de Deus. Assim ensinava a Igreja no passado. Hoje, são nossos irmãos evangélicos que, em sua maioria, ainda assim pensam.

No princípio, a Bíblia só existia oralmente, de pais para filhos. E como era 1 para cada 10.00 pessoas que sabia ler, não era tão importante que ela existisse também por escrito, a não ser como um documento. Devemos a Bíblia Católica a são Jerônimo, que escolheu e traduziu os livros que a formam, ou seja, a Vulgata Latina. São 46 livros do Velho Testamento e 27 do Novo. A Bíblia dos protestantes e evangélicos só tem, no Velho Testamento, 39 livros. É que Lutero tirou 7 deles, seguindo a Bíblia Judaica, que só tem o Velho Testamento e com 39 livros.

A Bíblia tem um conjunto de leis humanas ou mosaicas e um de leis divinas ou naturais. As mosaicas só valeram para os judeus da época de Moisés e, em parte, para os judeus de hoje. Por exemplo, não comer carne suína e de camelo, e lavar as mãos antes das refeições. Todos nós nascemos com as leis divinas (Decálogo) já gravadas na nossa consciência, como o Quinto Mandamento que proíbe matar.

As leis mosaicas são uma espécie de constituição do povo judeu da época de Moisés.

Uma boa parte delas tem a ver com a questão da saúde pública do povo judeu e com os seus deveres e direitos. Hoje, a maior parte delas não é mais seguida pelos judeus. Porém há cristãos, principalmente os evangélicos que, ainda hoje, se preocupam mais com o seguimento das leis mosaicas, que são 613, do que com as leis divinas, mais presentes no Novo Testamento. Uma das leis mosaicas é a do Deuteronômio capítulo 18, em que Moisés proíbe o contato com os espíritos dos mortos. É que as pessoas que se ocupavam dos contatos com os espíritos faziam isso comercialmente, o que é um grande erro, já que o dom mediúnico nos é dado gratuitamente e deve ser dado também gratuitamente. Ademais, O povo era muito ignorante, não conhecendo nada de mediunidade, sem a qual não se conseguem contatos com os espíritos, surgindo assim os enganadores do povo, dizendo-se profetas ou médiuns sem o serem.

Em Números 11: 24-30, Moisés elogia Heldade e Medade por estarem recebendo espíritos e profetizando. É que ele sabia que os dois eram mesmo profetas ou médiuns honestos e não cobravam pela sua mediunidade. E os dois demonstram-nos que as profecias são mesmo feitas por espíritos através dos profetas ou médiuns. E, assim, temos, pois, dois profetas: o espírito manifestante, que deve ser examinado (1 João 4:1), e o profeta ou médium, que deve ser íntegro e devotado, para que não sejamos enganados com falsas profecias. Os espíritos dos profetas (espíritos) são subordinados aos profetas (médiuns). (1 Coríntios 14:32). E observemos que o Novo Testamento não proíbe a comunicação com os espíritos, e que próprio Jesus se comunicou com os espíritos de Elias e Moisés na Transfiguração. Aliá, se Moisés proibiu o contato com os espíritos dos mortos, é porque esse contato existe mesmo!

E se nós devemos distinguir os espíritos bons dos maus (1 João 4:1), devemos distinguir também as leis divinas das mosaicas, entre as quais há um abismo!


“Transição” na Rede TV, aos domingos, às 16h15. E na Rede Mundo Maior, por antena parabólica digital e pelo www.redemundomaior.com.br, “Presença Espírita na Bíblia”, às quintas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 23h, apresentado por este colunista.

Na Rede TV, aos domingos, às 16h15, o programa espírita Transição. E no www.redemundomaior.com.br e por antena parabólica digital, o “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista, às 20h das quintas-feiras e às 23h dos domingos.

Parabéns ao jornal O TEMPO, por ser o quality paper mais vendido nas bancas de Minas Gerais.

Pela Rede Mundo Maior de TV e TVCEI, às quintas-feiras, às 20h, o programa “Presença Espírita na Bíblia”, apresentado por este colunista de O TEMPO, de Belo Horizonte, e reprisado aos domingos, às 23h, horário de Brasília. Para perguntas e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Aos domingos, na Rede TV, às 16h15, o programa espírita Transição.

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar o item “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da matéria sobre ela e outros comentários. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “Presença Espírita na Bíblia“, Ed. Chico Xavier em Parceria com a Ed. Sinal Verde, SP; “A Face Oculta das Religiões”, Ed. EBM, SP; “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”. Ed. EBM, SP; “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Ed. e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia, MG; e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte, MG, www.literarium.com.br

Meus livros podem ser adquiridos comigo: Telefone (31) 3373-6870 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a Ed. Chico Xavier, www.editorachicoxavier.com.br Telefone: 0800-283-7147, a Ed. Sinal Verde: www.sinalverdelivros.com.br Telefone:

(11) 2409-1540, e com a Ed. EBM www.ebmeditora.com.br Telefone (11) 3186-9766.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita