FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

O Papa condena a moral obsessiva, e o pior é a atitude discriminativa


Francisco deu uma chamada nos católicos fundamentalistas. Em uma entrevista à revista católica dos jesuítas “La Civiltà Cattolica”, ele condena o radicalismo de elementos do clero com relação ao aborto, à contracepção e ao casamento gay. Ele os chamou de obcecados por uma moral que os leva a falarem nela o tempo todo. Realmente, diz a filosofia que tudo demais é ruim.

Há um tipo de católico, bispo, padre, freira e leigo que, à moda da maioria dos evangélicos que condena todas as pessoas, mesmo as católicas que não são católicas do jeito delas. E as maiores vítimas são as de outras religiões. E coitados dos espíritas! Porque no passado a Igreja fez uma verdadeira lavagem cerebral nos católicos contra o espiritismo, os espíritas são as maiores vítimas desses católicos fundamentalistas. E, embora a Igreja tenha parado de atacar o espiritismo, exceto algumas correntes isoladas em sites, esses falsos cristãos fundamentalistas continuam difamando os cristãos espíritas, e até fogem deles. E eu denomino muito os espíritas de cristãos, propositadamente, porque agora os teólogos não espíritas inovaram a tática de atacar a doutrina codificada por Kardec. Desesperados, eles estão berrando para todos os lados que o espírita não é cristão. Esquecem-se esses teólogos de que Jesus ensinou: “Conhecem-se meus discípulos por se amarem uns aos outros”. Cristão não é, pois, aquele que crê ou deixa de crer em determinadas doutrinas, mas que vivencia o amor ensinado pelo evangelho.

Francisco, na verdade, pediu ao clero mais moderação nas suas críticas e condenações contra o casamento de gays, os usuários da pílula anticoncepcional e os que praticam o aborto. Até para os praticantes do aborto, pois, o papa quer uma Igreja mais caridosa.

Mas a obsessão do clero e dos leigos católicos de falarem o tempo todo sobre certos princípios da Igreja torna-se ainda mais grave e até mesmo imoral e anticristã, quando ela os leva à discriminação das pessoas. É o que acontece, principalmente com relação à atitude discriminativa com que elementos do clero e de algumas correntes de leigos que veem e tratam as pessoas que não pensam e não agem como eles. Realmente, esse fundamentalismo religioso é uma praga, pois mais serve à separação das pessoas, quando o verdadeiro cristianismo deveria uni-las em torno de Deus.

Francisco deixou claro que não devemos condenar as pessoas, que são sempre amadas por Deus do jeito que elas são. E acrescentou que ele próprio é um pecador, e não no sentido metafórico, mas de pecador mesmo, verdade essa que atinge todos nós. É que esse nosso mundo é ainda de provas e expiações, como nos ensinam a Doutrina dos Espíritos e a Salve Rainha. Quem, pois, teria o direito de atirar a primeira pedra?

Bem disse o excelso Mestre (João 18: 36) que, agora, o seu reino não é deste mundo!


Na TV Mundo Maior, canal aberto e a cabo em algumas regiões, por parabólica digital e www.tvmundomaior.com.br, o “Presença Espírita na Bíblia”, com Celina Sobral e este colunista, às 20h das quintas-feiras, e às 23h dos domingos. Perguntas e sugestões: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. E, na Rede TV, o “Transição”, aos domingos, às 16h15.

“O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Kardec, pela Ed. Chico Xavier. www.editorachicoxavier.com.br (31) 3636-7147 e 0800-283-7147, com tradução deste colunista.

Parabéns ao Grupo Espírita Irmão Zartur, em Ubaporanga (MG), pelo seu 40º aniversário, evento em que farei palestra em 23.10.2013.

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Ainda no espiritismo os agêneres com as suas variantes congêneres

Leave review
Por causa de dúvidas sobre os agêneres entre leitores desta coluna de O TEM...
Leia Mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

Leave review
O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia Mais

Cultivo do Ódio - 10/09/2018

Leave review
A psicologia social afirma que o ódio está para os seres humanos, da mesma ...
Leia Mais

A ressurreição bíblica em outro corpo é a prova da reencarnação - 08/05/17

Leave review
Quem lê essa coluna e meus livros sabe que eu procuro conciliar o espiritis...
Leia Mais