Espírito: Irmã Otília
Médium: Maria Sílvia
Psicografado: Em 10/11/2013 - Associação Espírita Pão e Luz - Camaçari - Bahia.
Conflitos existenciais
Estorcegamos entre momentos de profunda alegria e situações que nos machucam a alma. Interpenetrando o nosso cosmo interior, a alegria e a dor formam a nossa estrutura espiritual num processo de autodescobrimento e fortalecimento para os enfrentamentos futuros.
A necessidade de aprofundar-se entre conjecturas mais profundas e de cunho mais esclarecedor conduz a criatura humana a lapidar-se, refletindo entre o que acredita e o que realmente existe. O significado existencial começa a ampliar-se, fazendo-a emergir dos desenganos e dos conceitos pré – estabelecidos para as verdades soberanas da criação. Depara-se, na maioria das vezes conflitada entre a visão imatura e a consciência que agora em processo de despertamento, conclama-a a realidades mais profundas e serenas. É preciso acautelar-se ante os processos de culpa, que nestes momentos parece anunciar-lhe dores mais profundas.
A consciência em crescimento deve nortear-se ante o que realizou e o que está por se fazer, mantendo-se liberta de qualquer sentimento afligente de culpa que conduza a criatura a distonias de cunho espiritual, permitindo-lhe a introjeção, de mentes perniciosas que a conduzirão a desequilíbrios de feições doentias e depressivas. A presença de Deus é de necessidade urgente e impostergável para que possa entender o processo de equilíbrio que precisa manter no seu cosmo interior, tendo a consciência serena, alinhada com os ensinamentos espirituais que educam e reeducam para a transformação, mostrando que os erros, funcionam como alavanca de crescimento que nos leva à verdadeira transformação moral.
À cada descoberta de desenganos, é preciso colocar-se na posição de retificador de situações. Imbuída da vontade de mudar, presenças amigas a auxiliarão na transposição das dificuldades existenciais.
Cristo nos acompanha amorosamente os passos nos conclamando serenamente a buscar- lhe os braços generosos e amigos. A simplicidade no enfrentamento dos grandes equívocos proporciona a assistência fraterna daqueles que nos acompanham a trajetória rumo a Luz. Ergam os olhos para as estrelas que iluminam o firmamento e que amorosamente vos embeleza as noites em mais uma experiência humana agradecendo a dádiva de encontrarem-se entre amigos que vos acolhe em orações os aproximando de Deus.
Segue em frente superando cada dia que desperta no canto mavioso de um pássaro e adormece na luz serena e prateada da lua.
Irmã Otília