FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Vencendo o inimigo


Espírito: Irmão Otília

Médium: Maria Sílvia

Psicografado: Em 04/09/2013 - Associação Espírita Pão e Luz - Camaçari - Bahia.


Vencendo o inimigo


Quando Pilatos lavou as mãos condenou-se ao sofrimento purificador que duraria muitos séculos. Pusilânime e astuto, fingiu-se de magnânimo, quando na realidade livrara-se da responsabilidade de enviar ao martírio o homem inocente e puro. Assim fazemos nós até o momento atual. Mostrando a aparência de homem justo, nas nossas entranhas pulsa a ignomínia e a indiferença.


Os humanos tentam enganar-se, no entanto aquele que nos deu a vida como forma de reajuste, nos conservou no imo, uma lanterna sempre acesa e brilhante: a nossa consciência. Podemos enganar e aturdir a todos, mas ela não se deixa aturdir ou enganar e, embora coloquemos sobre ela o pano negro da indiferença e tentemos esquecer a sua existência, ela continua viva, à espreita da primeira oportunidade para nos libertar através da sua luz esclarecedora que em vão tentamos apagar.

Debate-se a criatura entre desajustes de ordem emocional e desejos de realizar grandes obras internas, mas não empreende verdadeiro esforço para a realização do que diz desejar. Palavras que se calam no ostracismo e na quietude do comodismo que destrói.


Levantar novas Bandeiras requer esforço e luta, perseverança, confiança e garra e nem todos estão dispostos ao enfrentamento de obstáculos e limitações.

É necessário estudarmos com confiança e responsabilidade o solo íntimo do nosso coração, rever as nossas aquisições de cunho moral e espiritual e recorrer àquele que a dois mil anos nos conclama à verdadeira transformação.


Ele foi a perfeição encarnada aqui na Terra que o aclamou de Mestre e o levou ao calvário infame e injusto. Ele que andou de sandálias e tinha por companhia os mais humildes, entregou tudo o que tinha, a própria vida, com o único objetivo de nos ensinar a vivenciar o verdadeiro amor. Deixou claro àqueles que o interrogaram, que o seu reino não era deste mundo, nos lembrando com isto, que um verdadeiro lar nos espera e que é necessário começarmos a nos preparar para sermos recebidos à porta, com alegria e satisfação.


É inderrogável à criatura humana lutar com bravura para vencer o grande inimigo que nos persegue a milênios buscando destruir todas as nossas tentativas de superação interior. O egoísmo este inimigo pertinaz nos espreita os passos, é preciso muita cautela para não nos arremessarmos em suas armadilhas.


Apenas vivendo e sentindo as dificuldades alheias seremos capazes de destruí-lo, somente nos entregando resolutos e convictos ao trabalho de amor junto ao próximo conseguiremos nos manter longe deste destruidor de virtudes e de verdadeiros anseios de liberdade e de iluminação.


A consciência liberta é apanágio dos que realmente lutam na entrega do que possuem de mais puro.

“Conhece-te a ti mesmo”, quando Sócrates pronunciou estas palavras ele nos legou imensa riqueza, pois, nos disse que é preciso saber quem somos, de que barro somos feitos, quem realmente habita dentro de nós, para que somente assim, tenhamos condição de lutar contar os inimigos internos, extirpando tudo o que nos atravanca a caminhada em busca da luz.


Um grande Universo de potencialidades faz parte da mente humana. Poderemos transformar o Planeta amigo, se aprendermos a trabalhar todas essas potencialidades, vivenciando-as a cada passo, descobrindo o grande self que existe em nós.


Embora nos abata a violência e a injustiça que atualmente vige no espaço físico da Terra, não nos esqueçamos que as vezes é necessário passarmos por vendavais que parecem arrancar toda a vida por onde passam, para vermos florir logo após, a solo amadurecido e fértil para novas plantações. Assim também é com o filho de Deus: de vendaval em vendaval, ele vai conquistando um pedaço de chão fértil. A cada alavancada consegue sementes mais puras e que florescem com beleza.


Continuemos confiante na marcha da libertação, mais além o Amor nos espera!


Irmão Otília
04/09/13

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita

Colunistas

Artigos relacionados

Ainda no espiritismo os agêneres com as suas variantes congêneres

Leave review
Por causa de dúvidas sobre os agêneres entre leitores desta coluna de O TEM...
Leia mais

Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós - 23/07/18

Leave review
Entendo que arte é tudo aquilo que nasce da livre manifestação da criação h...
Leia mais

Cultivo do Ódio - 10/09/2018

Leave review
A psicologia social afirma que o ódio está para os seres humanos, da mesma ...
Leia mais

Mergulho nas profundezas de si mesmo - Psicografada em 25/10/18

Leave review
O encontro consigo mesmo é uma das maiores e mais fascinantes aventuras! Co...
Leia mais