Espírito: Irmão Otília
Médium: Maria Sílvia
Psicografado: Em 04/09/2013 - Associação Espírita Pão e Luz - Camaçari - Bahia.
Vencendo o inimigo
Quando Pilatos lavou as mãos condenou-se ao sofrimento purificador que duraria muitos séculos. Pusilânime e astuto, fingiu-se de magnânimo, quando na realidade livrara-se da responsabilidade de enviar ao martírio o homem inocente e puro. Assim fazemos nós até o momento atual. Mostrando a aparência de homem justo, nas nossas entranhas pulsa a ignomínia e a indiferença.
Os humanos tentam enganar-se, no entanto aquele que nos deu a vida como forma de reajuste, nos conservou no imo, uma lanterna sempre acesa e brilhante: a nossa consciência. Podemos enganar e aturdir a todos, mas ela não se deixa aturdir ou enganar e, embora coloquemos sobre ela o pano negro da indiferença e tentemos esquecer a sua existência, ela continua viva, à espreita da primeira oportunidade para nos libertar através da sua luz esclarecedora que em vão tentamos apagar.
Debate-se a criatura entre desajustes de ordem emocional e desejos de realizar grandes obras internas, mas não empreende verdadeiro esforço para a realização do que diz desejar. Palavras que se calam no ostracismo e na quietude do comodismo que destrói.
Levantar novas Bandeiras requer esforço e luta, perseverança, confiança e garra e nem todos estão dispostos ao enfrentamento de obstáculos e limitações.
É necessário estudarmos com confiança e responsabilidade o solo íntimo do nosso coração, rever as nossas aquisições de cunho moral e espiritual e recorrer àquele que a dois mil anos nos conclama à verdadeira transformação.
Ele foi a perfeição encarnada aqui na Terra que o aclamou de Mestre e o levou ao calvário infame e injusto. Ele que andou de sandálias e tinha por companhia os mais humildes, entregou tudo o que tinha, a própria vida, com o único objetivo de nos ensinar a vivenciar o verdadeiro amor. Deixou claro àqueles que o interrogaram, que o seu reino não era deste mundo, nos lembrando com isto, que um verdadeiro lar nos espera e que é necessário começarmos a nos preparar para sermos recebidos à porta, com alegria e satisfação.
É inderrogável à criatura humana lutar com bravura para vencer o grande inimigo que nos persegue a milênios buscando destruir todas as nossas tentativas de superação interior. O egoísmo este inimigo pertinaz nos espreita os passos, é preciso muita cautela para não nos arremessarmos em suas armadilhas.
Apenas vivendo e sentindo as dificuldades alheias seremos capazes de destruí-lo, somente nos entregando resolutos e convictos ao trabalho de amor junto ao próximo conseguiremos nos manter longe deste destruidor de virtudes e de verdadeiros anseios de liberdade e de iluminação.
A consciência liberta é apanágio dos que realmente lutam na entrega do que possuem de mais puro.
“Conhece-te a ti mesmo”, quando Sócrates pronunciou estas palavras ele nos legou imensa riqueza, pois, nos disse que é preciso saber quem somos, de que barro somos feitos, quem realmente habita dentro de nós, para que somente assim, tenhamos condição de lutar contar os inimigos internos, extirpando tudo o que nos atravanca a caminhada em busca da luz.
Um grande Universo de potencialidades faz parte da mente humana. Poderemos transformar o Planeta amigo, se aprendermos a trabalhar todas essas potencialidades, vivenciando-as a cada passo, descobrindo o grande self que existe em nós.
Embora nos abata a violência e a injustiça que atualmente vige no espaço físico da Terra, não nos esqueçamos que as vezes é necessário passarmos por vendavais que parecem arrancar toda a vida por onde passam, para vermos florir logo após, a solo amadurecido e fértil para novas plantações. Assim também é com o filho de Deus: de vendaval em vendaval, ele vai conquistando um pedaço de chão fértil. A cada alavancada consegue sementes mais puras e que florescem com beleza.
Continuemos confiante na marcha da libertação, mais além o Amor nos espera!
Irmão Otília
04/09/13